Quando o limoeiro te dá … 6 formas de poupar.

Estamos em plena época … pelo menos no meu quintal 🙂 o limoeiro cá de casa resolveu encher-nos de frutos e confesso que tenho dado voltas para ver que utilidades lhes poderei dar.
Gosto de DIY simples. Nada de complicações. 

Vou partilhar contigo 6 dicas. Existem muitas mais, tenho a certeza. Se souberes de alguma partilha-a comigo 😀   

Utilidade nº 1 – Uma das coisas que faço quando chega o calor é ter um jarro ou garrafa de vidro no frigorifico, com água, um limão cortado às rodelas “alegrado” com umas folhas de menta. Fico com uma bebida fresca e económica para qualquer altura do dia. 

Utilidade nº 2 – As raspas, essas, mergulho-as em água a ferver, seco-as muito bem e trituro-as até ficarem reduzidas num pó fino, que guardo num recipiente de vidro. Irão servir para colocar em algum bolo ou bolachas de fim-de-semana. Muito mais saudável do que a essência de limão que se vende no supermercado, para além de ser super económico. 

Utilidade nº 3 – o detergente cá de casa. 
Eficaz. Barato. Zero waste e amigo do ambiente. 

Num recipiente de vidro coloco restos de limão com vinagre branco. Gosto de deixar cerca de duas semanas para ter tempo de absorver o odor do limão. Há quem coloque algumas gotas de óleo essencial de limão, eu não acho necessário mas depende do gosto de cada pessoa.
É ideal para limpar a cozinha e a casa de banho. Eu adoro o cheirinho que fica em casa. Conservo em local escuro.


Utilidade nº 4 – As cascas servem como repelente para formigas. Caso estes pequenos insetos estejam a querer morar contigo, coloca a parte amarela da casca no local e verás como já não terão qualquer vontade de fazer parte da tua família 🙂

Utilidade nº 5 – Se no inverno gostas de ter a casa a cheirar bem, faz como eu, quando tenho abundância de limão, seco muito bem as cascas, guardo as mesmas num recipiente hermético e coloco na lareira a queimar. Funciona como um incenso natural. 

Utilidade nº 6 – Ambientador para caixote do lixo. Tenho por hábito colocar cascas de limão no fundo do caixote do lixo. Elimina odores indesejáveis e agora que estamos no verão, com o calor, é perfeito. Substituo todas as semanas.

Agora é a Tua vez, partilha comigo as tuas dicas infalíveis com LIMÃO 🙂

Até já.

Eva

Comentários (2)

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *