Quando a macieira te dá … 6 formas de poupar .

Quem me segue nas redes sociais sabe que, felizmente, a abundância de fruta continua. O nosso pomar aparenta estar muito feliz 🙂 sem químicos, sem pesticidas. Apenas com os cuidados básicos e respeitando a vontade da natureza. Ela sabe o que faz.

Hoje venho partilhar contigo algumas dicas para poderes aproveitar as tuas maçãs. 

Dica nº 1 – Transforma as cascas da maçã em chips bem crocantes. Coloca as cascas em cima de um tabuleiro que sirva para ir ao forno. Bem espalhadas, toma atenção para não estarem em cima umas das outras. Salpica com canela e um pouco de açucar mascavado. 20 minutos a 150ºC. Aqui tens um snack perfeito para colocares na tua lancheira ou na lancheira da escola;

Dica nº 2 – Poderás realizar uma infusão de inverno com as cascas de maçã. Seca muito bem as cascas. Quando quiseres realizar a tua infusão, coloca uns pedaços num bule com água a ferver. Deixa atuar cerca de 5 minutos. Coa o liquido e bebe. A minha avó dizia que era muito bom para ajudar a dormir e para conforto digestivo.

Dica nº 3 – A minha filha não gosta da casca da maçã … embora eu me canse de dizer que é, onde está a fibra. Mas nada a fazer! Como quero que coma fruta, descasco a maçã e seco as cascas. Quando estiverem bem secas, trituro com um bocadinho de canela e coloco num frasco pequeno com açucar. Deixo repousar durante alguns dias e uma vez que estamos em plena época, quando decidir fazer um bolo de maçã, irei buscar a minha preparação para juntar à massa. Acreditem, o cheiro que sai do frasco é maravilhoso e deixa um aroma fantástico na cozinha.   

Dica nº 4 – Sumo de maçã na centrifugadora. 6 maçãs com casca e caroços (o meu fruto é biológico, aproveito tudo ) + 1 colher de sopa de sumo de limão + 1 rodela de gengibre fresco. Acompanha perfeitamente um pequeno-almoço e dá aquele boost que necessitamos pela manhã. 

Dica nº 5 – uma receita bem simples de um pequeno-almoço para 3 ou 4 dias.

  • 2 a 3 maçãs, dependendo do tamanho;
  • 4 colheres de sopa de puré de maçã caseira;
  • 100 ml leite vegetal (eu gosto de amêndoa);
  • 20 g óleo de coco;
  • 70 g de farinha ( eu utilizo integral);
  • 5 g levedura;
  • 25 g açucar mascavado;
  • baunilha a gosto;
  • pitada de sal.

Misturar todos os ingredientes menos a fruta inteira. Num tabuleiro coloco as maçãs cortadas em pedaços (não te esqueças de guardar as cascas para alguma das dicas acima referidas ) .
Colocar a preparação por cima das maçãs. Salpicar com canela. Forno a 180ºC cerca de 15 a 20 minutos.
Normalmente adiciono alguns frutos vermelhos.
Eu gosto de aquecer ligeiramente o meu antes de comer. Acompanhar com um chá. 

Dica nº 6 – maçã fatiada com manteiga de amendoim … em casa somos todos fãs. Quando apetece algo doce ou queremos lanchar e estamos com preguiça, este snack não falha. Rápido, saboroso e muito mais saudável. Com banana também é muito bom.

E já sabes, se tiveres dicas, partilha-as comigo. Ando sempre à procura de novas ideias.

Espero por ti nos comentários,

Até já,

Eva


Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *