cozinha para veganos

Os meus segredos de cozinha para veganos

A cozinha para veganos é mais saudável, mais divertida, mais ecológica, mais justa … mas nem sempre é a mais fácil. Por isso é preciso descomplicá-la com receitas fáceis para adaptar a alimentação saudável à rotina diária, através de refeições completas ou lanchinhos mais práticos, mas igualmente saborosos!

Os meus segredos de cozinha para veganos

Nada de inquietações! Existem segredos de cozinha para veganos (alguns dos quais irei revelar neste artigo) que podem ajudar na mudança ou na manutenção de novos hábitos alimentares, e que são particularmente importantes para pessoas com menos habilidade para cozinhar, como eu . Falo daquele ingrediente mágico para dar um sabor a peixe, por exemplo, ou daquele truque para adoçar bolos, entre muitas outras dicas! Continua a ler para transformar os teus pratos em opções veganas de comer… e chorar por mais!

1. Durante as compras, lê os rótulos dos produtos!

Uma vista de olhos não chega! Se te quer assegurar que determinado produto não tem componente animal, precisas ler o rótulo (particularmente as letras bem pequeninas). Repara que indicações como “pode conter vestígios…” em produtos vegan, podem significar que o produto foi processado na mesma máquina que é usada para alimentos de origem animal.

2. Conhece os ingredientes que substituem ovos, leite e outros produtos de origem animal

Há alimentos utilizados na cozinha para veganos que substituem ovos, leite e outros produtos de origem animal, como é o caso do queijo vegano, tofu, iogurte de soja, bebida de amêndoas, arroz, caju, avelã, massa sem ovos e semente de chia ou linhaça, entre outros produtos.

cozinha para veganos

3. Utiliza adoçantes naturais em vez do açúcar

Como sabes, convém evitar o açúcar refinado qualquer que seja a tua dieta alimentar, mas existem outras formas – bem mais saudáveis e igualmente saborosas – de adoçar algumas receitas vegan, como purés de frutas ou tâmaras para deixar os bolos mais doces. Passas, bananas e ameixas para obteres sobremesas irresistíveis. E já agora, cenoura para adoçar os teus sumos de frutas ou de vegetais e canela para substituir o açúcar no chá. Mexer o chá com um pau de canela faz maravilhas.

4. Aproveita as algas para dar um sabor a mar

Se estás com saudades do sabor a peixe, experimenta este truque da cozinha para veganos: acrescenta algas nori (aquelas que costumam ser usadas para envolver rolos de sushi) a qualquer receita para um gosto a mar!

Efetivamente, as algas são uma poderosa alternativa em menus vegetarianos e veganos, pois além de darem um sabor a peixe, apresentam um alto índice de fibras, vitaminas e minerais. 

5. Investe em frascos de vidro para preservar os alimentos

Uma cozinha para veganos tem, quase que obrigatoriamente, de possuir vários recipientes em vidro para organizar os alimentos. Cereais, chás, leguminosas, frutos secos, sementes… o que não faltam são produtos e ingredientes livres de componentes de origem animal, para guardar e conservar durante mais tempo em frasquinhos de vidro (transparentes, para rápida identificação).

cozinha para veganos

6. Tem livros sobre veganismo sempre à mão!

A cozinha para veganos tem muito que se lhe diga… ou que se escreva! Por isso, convém criar uma pequena biblioteca de livros sobre veganismo, com diferentes receitas para diferentes tipos de refeições: das entradas aos doces!

A respeito de literatura veganclique aqui e conheça as propostas de livros da Vegan Vibe! Verdadeiras fontes de inspiração para as tuas refeições diárias, só com autores portugueses! Neste momento já existem, livros mais recentes destes autores, mas na altura, foram estes que me ajudaram.

Um beijinho,

Eva

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.