Como explicar o veganismo às crianças ?

Nos dias que correm, cada vez mais pessoas escolhem dar a volta às suas vidas e adotar um estilo de vida vegan. Em alguns casos, também as crianças fazem parte deste grupo. A partir de uma certa idade, o seu filho já é capaz de compreender o que é o veganismo e porque é que as pessoas se tornam veganas. Mas sabe como pode introduzir este tema? 

Como explicar o veganismo às crianças ?

O veganismo é um modo de vida em que se evita a utilização de produtos de origem animal tanto na alimentação, no vestuário ou em outras atividades. Esta, pode não ser uma forma simples de explicar o veganismo às crianças, mas vou lhe mostrar como o pode fazer! 

Algumas crianças sabem o que é o vegetarianismo, mas não sabem nada sobre o veganismo. Quando lhe explicare, pode mencionar brevemente qual é a diferença. Uma opção é utilizar esta frase:

“Quando alguém escolhe deixar de carne e peixe, torna-se vegetariano. Algumas pessoas também decidem não comer ou utilizar outros produtos que provêm dos animais. Não bebem leite, não comem queijo, nem usam sapatos de couro ou casacos de lã. Estas pessoas são veganas.”

Para tornar a explicação mais completa pode explicar ao seu filho por que razão certos produtos provêm de animais. Por exemplo, pode dizer:

“O leite que vemos no supermercado vem de uma vaca. A vaca tem de ser ordenhada para podermos beber o leite.” Ou,“os casacos de lã quente pendurados nas lojas são feitos a partir do pelo de uma ovelha”.

Mas porque é que as pessoas se tornam vegetarianas?

Há também várias razões pelas quais as pessoas se tornam vegetarianas. Pode explicar isto sucintamente, indicando os diferentes motivos e dizendo o que cada um implica. Essa explicação pode ser feita desta forma: 

“Há diferentes razões pelas quais as pessoas escolheram ser vegetarianas. Podem escolher mudar a sua alimentação pela sua saúde. Muitos atletas seguem uma dieta vegetariana porque é boa para o seu corpo. Algumas pessoas são amantes de animais e por isso optam por não comer carne ou peixe. Outra razão muito comum é o ambiente. Quando se produz carne, demasiados gases com efeito de estufa são libertados na atmosfera, o que é muito mau para o ambiente”.

Para explicar tudo um pouco mais claramente, pode utilizar a informação abaixo. É importante que as crianças façam a escolha de se tornarem ou permanecerem veganas com base em motivos concretos. Isso requer informação e uma explicação clara da mesma. Por exemplo, se a razão for maioritariamente ambiental, pode dizer:

“Para preparar toda a carne e outros produtos animais para venda, é utilizada muita água e é necessário muito solo. Esta água e este solo estão poluídos com estrume e outras substâncias poluentes. Isso é um grande problema para o nosso planeta! Por causa dessa poluição, a terra aquece e os ursos polares e os pinguins já não poderão viver no Pólo Norte e no Pólo Sul, porque todo o gelo derreteu”.

Uma dieta de base vegetal pode ser saudável tanto para adultos como para crianças, desde que atenda adequadamente às necessidades nutricionais de cada indivíduo. Para tal, é imprescindível que o seu filho seja sempre acompanhado por um nutricionista ou médico de família ao longo do seu crescimento, de forma a garantir que mantém uma alimentação equilibrada.

Este artigo foi escrito em cooperação com a Babysits, uma plataforma de babysitting online que facilita o contacto entre pais e babysitters. A Babysits preocupa-se com o futuro das crianças e com o impacto ambiental das suas escolhas diárias. 

Espero que tenhas gostado deste artigo 🙂

Um beijinho,

Eva

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.