dificuldades no negocio

As 6 dificuldades que 2021 me trouxe em termos de negócio.

Se 2020 foi um ano forte, em comparação 2021 está a ser um ano muito desafiante e duro. Não vou mentir, até porque este é o relato da minha experiência enquanto empreendedora e dona de uma marca, a Vegan Vibe.
Gostamos muito de mostrar o lado cor-de-rosa do bussiness mas … e o lado negro da “coisa” ? o lado duro, difícil . Não tem de ser tudo lindo e fofo, tá ?!

Vamos ao que interessa e ao que te trouxe até este texto ?

1 – A quantidade de negócios online aumentou imenso, ou serei só eu a ver isso ? não que seja necessariamente uma coisa má, eu também compro online 🙂 mas , quando tens um negócio, precisas estar SEMPRE atenta ao que surge no mercado. Os entendidos na matéria vão dizer : “sim, mas isso é normal. Faz parte. ” . Mas eu sou só, a Eva, e tem dias em que toda esta informação me destabiliza e me deixa exausta;

2 – O BREXIT, sim esse ! Trouxe-me problemas. Grandes. Chatos. E que ainda não consegui resolver. O dinheiro absurdo que se paga para desalfandegar produtos não faz sentido. Mais uma vez, para mim, claro. Prefiro não comprar do que aumentar os preços de venda ao público. Como consumidora que sou, sei o valor que colocaria num determinado produto e se acho que o preço final não faz sentido, recuso-me a ter o mesmo na loja online.
Mas… calma. Vou conseguir resolver, apenas necessito de um pouco mais de tempo 🙂 ;

3 – Resultante do BREXIT, fiquei com stock reduzido de Deliciously Ella ( relembro que a Vegan Vibe é representante em Portugal , veio mesmo a calhar né ?!) e sem stock de outros snacks que importava e com o trabalho acrescido que tive quando abri o negócio … ou seja procurar novos fornecedores.
Nunca penses que tudo está feito para sempre. Não está ! ;

4 – Tudo isto me levou a pensar no rumo da Vegan Vibe enquanto box, loja online … e muitas vezes essas paragens forçadas, obrigam-te a ver que te afastaste do teu conceito original que é UMA EXPERIÊNCIA EM FORMA DE BOX SURPRESA. Vou voltar às origens. É o que faz sentido para mim. Quando queres chegar a todos os segmentos, algo se perde no caminho. E se perder a essência, o negócio deixa de fazer sentido. Mas não penses que chegar a esta conclusão foi fácil. Estes meses de 2021 fizeram com que andasse com “palas nos olhos” e que visse a luz … no mês de agosto ( menos mal ) ;

box surpresa

5 – Assumir que terei, por algum tempo, menos produto diversificado na loja online. Mas tudo bem ( agora posso dizer que está tudo bem ), mas há dois meses atrás andava louca a querer colocar mais variedade, sem parar para perceber se era o que TU, desse lado, procuravas. Isto tudo me leva novamente à essência da Vegan Vibe, ao porquê de ter sido criada. Portanto vou focar-me na experiência que a box te traz , sim ?

6 – Se no ponto 1, falo dos negócios que abriram, neste ponto falo-te dos negócios que fecharam. Infelizmente. É muito triste acompanhares projetos geridos por pessoas maravilhosas e veres que fecharam as portas devido à Pandemia. E claro também traz insegurança, questionamento, dúvidas. É perfeitamente normal. E se, desse lado está algum.a empreendedor.a a ler-me … não sou a única a ter estes sentimentos, pois não ?

A parte boa disto tudo ?? ainda faltam 4 meses para fechar 2021. Portanto vamos abrir os braços e acolher todos os pozinhos de perlimpimpim que o Universo anda a distribuir 😛

Muito obrigada por me leres 💚

Espero por ti nos comentários,

Até já,

Eva

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.